domingo, 18 de maio de 2014

Nota do Sindicato Metabase Inconfidentes sobre o acidente que vitimou 301 trabalhadores mineiros na Turquia


O dia 13 de maio entrou para a história como um dia triste para a classe operária. Depois da explosão em uma mina na cidade de Soma, na Turquia, 301 trabalhadores perderam suas vidas e outras centenas ficaram feridas.
Já havia denúncias de irregularidades nas condições de segurança das minas. Apesar das 58 medidas pendentes encontrados em 10 inspeções de segurança diferentes, o governo não fechou a mina. Os patrões, buscando aumentar o lucro a todo custo, não investiram o necessário em segurança e preferiram manter a vida dos operários em risco. Ou seja, o acidente estava anunciado e ninguém fez nada para impedir.
O partido islamita AKP, no governo, privatizou as minas de acordo com suas políticas neoliberais. Além disso, o AKP recusou-se a aplicar a resolução apresentada no parlamento em que pedia a investigação das deficiências em Soma. Na ocasião, o próprio Ministro da Energia, Taner Yildiz, chegou a elogiar as precauções que haviam sido tomadas pela empresa.
No Brasil, a mineração também mata, mutila e deixa doentes centenas de trabalhadores todos os anos. E, assim como na Turquia, nossas principais minas foram privatizadas, como é o caso da Companhia Vale e a CSN. Depois do processo de privatização, nos anos 1990, as condições de trabalho só pioraram e o governo atual mantém e protege as empresas, se negando a tomar medidas que mudem a realidade dos trabalhadores.
A luta contra os desmandos dos governos e dos patrões no Brasil é a mesma na Turquia, pois os responsáveis pela exploração do nosso trabalho é a mesma classe parasita: os capitalistas, que pouco se importam com a vida dos trabalhadores e fazem de tudo para lucrarem cada vez mais.
Depois do acidente, uma série de manifestações tomou conta das ruas da Turquia. Os manifestantes colocam a culpa no governo e exigem que os responsáveis sejam presos. Mas até agora, a única coisa que o governo fez foi reprimir violentamente as manifestações.
O Sindicato Metabase Inconfidentes se solidariza com as famílias dá vítimas e dá todo apoio às lutas dos trabalhadores da Turquia.

0 comentários:

Postar um comentário