segunda-feira, 12 de maio de 2014

CSP-Conlutas Inconfidentes chama unidade nas lutas dos trabalhadores em Congonhas

Assim como em diversas cidades no país, os trabalhadores de Congonhas estão em luta.

Na mineração os trabalhadores da CSN/NAMISA e terceiros não suportam mais os baixos salários, o assédio e as condições precárias no local de trabalho. Em cerca de 3h10min os trabalhadores da mina Casa de Pedra (CSN) geram riqueza suficiente para pagar todo o seu salário e benefícios ao final do mês. Todo o restante do tempo que ele produz no decorrer do mês vai para os cofres dos acionistas. As grandes mineradoras levam nosso minério e nossa saúde e deixam migalhas no prato das famílias operárias.

Na educação, os professores municipais estão, desde o final de 2013, reivindicando o piso salarial nacional e outras conquistas para a categoria. De lá pra cá foram dezenas de reuniões, mobilizações dos trabalhadores e muita cobrança ao poder público municipal. A prefeitura, apesar de ter prometido implementar o piso salarial nacional, atendendo parte das reivindicações, ainda não enviou o projeto para ser votado pela Câmara dos Vereadores. E a promessa já está completando quase dois meses. Os professores estão cansados dessa enrolação e se organizam para intensificar o movimento, e já cogitam inclusive, construir uma greve se necessário.

Na saúde, a prefeitura interviu no Hospital Bom Jesus. Recentemente, a antiga administração ganhou na justiça o direito de retornar ao controle do hospital e assumiu novamente a administração da instituição. No entanto, nem a administração privada e nem a prefeitura municipal resolveram os problemas do hospital. O atendimento continua precário, faltam médicos e aparelhos e uma série de outros problemas que a população de Congonhas já conhece. A falta de respeito com os funcionários do HBJ também não mudou. Embora a prefeitura tenha prometido depositar o vale alimentação do último mês, ainda não está garantido o pagamento retroativo dos meses anteriores e nem dos próximos meses. Além disso, os salários e as condições de trabalho continuam péssimos.

Agora e na Copa vai ter Luta!
É Hora de unificar as categorias para fortalecer nossas reivindicações!

Para fortalecer as lutas, é necessário que todas as categorias atuem em conjunto. Nosso objetivo é um só: Lutar contra os desmandos das empresas e do governo e exigir valorização para todos os trabalhadores. A CSP-Conlutas, o Sindicato Metabase Inconfidentes, a Assembleia Nacional dos Estudantes Livres e o Movimento Mulheres em Luta estão convidando todos os trabalhadores para, juntos, organizarmos as próximas batalhas em defesa de nossos direitos e por uma vida melhor.

Todos ao Encontro Regional dos (as) Lutadores (as): Quinta-feira (15/05) às 18h, na UFOP (ICHS), em Mariana.


O Dia 15 de maio será um dia nacional de lutas contra as injustiças da Copa. Ocorrerão atos e atividades em várias cidade do país. O PSTU Inconfidentes participará do Encontro Regional dos (as) Lutadores (as), Essa atividade é muito importante, pois vai servir para organizar as lutas na região dos Inconfidentes nesse ano.
Haverá uma caravana organizada saindo de Congonhas. Para participar, entre em contato com a CSP-Conlutas regional.

0 comentários:

Postar um comentário