domingo, 18 de maio de 2014

Encontro dos Lutadores da região inconfidentes, um importante passo na unidade dos que querem lutar por educação saúde e moradia e salários dignos

(Por Jerônimo Castro)
Realizou-se no dia 15 de Maio na UFOP o encontro dos lutadores da região dos inconfidentes, no auditório do ICSA (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFOP) com a presença de aproximadamente 50 pessoas e 12 entidades (entre elas Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Preto, Sindicato dos Metalúrgicos de São João Del Rey, Comunidade de Antonio Pereira, Adufop, Sinasef, Assufop, Sindsfop, Metabase Inconfidentes, Centro Acadêmico de História, Centro Acadêmico de Letras, ANEL, MML e Conlutas).
Na abertura do encontro foi feito um minuto de silencio pelos mineiros turcos mortos em Soma e por todos os operários mortos nas obras da copa no Brasil. A mesa de abertura foi composta pelos companheiros dos Metalúrgicos de São João Del Rei, do Centro acadêmico de letras, do Metabase Inconfidente e da Assufop. Todos fizeram uma intervenção falando das lutas que seus setores e Valério, falando pela Conlutas, fez uma rápida analise da conjuntura em que vivemos, as lutas nacionais e internacionais e a necessidade de construirmos um pólo unitário para as lutas que se avizinham.
Depois das falas iniciais vários companheiros da plenária fizeram intervenções, tanto sobre a conjuntura com sobre as possibilidades de se organizar um comitê de lutas da região dos Inconfidentes.
Vale destacar que o espírito da plenário foi o de buscar um marco o mais amplo possível na unidade das lutas. Todos os presentes destacaram a importância de se ter um espaço comum onde aqueles que querem de fato enfrentar os patrões e o governo , possam se organizar.
Ao final, aprovou-se a constituição de um comitê composto por um representante de cada entidade presente, aberto à novas entidades, com a tarefa de organizar as mobilizações que ocorrerão em virtude da copa do mundo.
As tarefas centrais deste comitê serão:
a)      Fixar a data das manifestações da Copa;
b)      Preparar o manifesto sobre a copa;
c)       Enviar o manifesto para todas as organizações afim de que aprovem e assinem;
d)      Organizar materiais de divulgação , tipo panfletos, cartazes e faixas;
e)      Tomar as medidas necessárias para que a manifestação ocorra;
Alem disso, foi aprovada uma próxima reunião do comitê para o dia 21, quarta feira, às 14hs na sede do Sindicato Metabase Inconfidentes.
A Reunião terminou com todos gritando a palavra de ordem “um, dois, três, quatro, cinco, mil, viva a aliança operaria estudantil.”

0 comentários:

Postar um comentário