quinta-feira, 17 de abril de 2014

Sindicato Metabase Mariana corre perigo. Não à divisão da categoria!

Divisão da base sindical da categoria é um grande ataque aos trabalhadores



Os trabalhadores representados pelo sindicato Metabase Mariana estão sendo duramente atacados. Um grupo de oportunistas está tentando dividir a categoria e criar um novo sindicato.
Atualmente, o Metabase Mariana representa os trabalhadores do Complexo Mariana e das Minas Centrais, o que inclui a mina de Brucutu, Água Limpa, Arcelor Mital, entre outras.
No entanto, um grupo de tiranos e oportunistas quer dividir a categoria e criar outro sindicato, que representaria os trabalhadores do Complexo das Minas Centrais.
O que mais chama a atenção é que por traz disso tudo está o pelego Zé Horta. Depois de ter sido expulso da direção do Metabase Mariana pelos trabalhadores, o sujeito quer dar um golpe e voltar a ser diretor sindical.
Esse seria mais um assalto aos trabalhadores, pois todos sabem que Zé Horta já havia tomado a Atapem da categoria. A Atapem era ligada ao sindicato, mas, quando viu que ia perder as eleições, Zé Horta tirou o registro da associação do nome do sindicato para colocar no nome dele. Um grande absurdo típico de pilantras.



Por que dividir a categoria não é bom para os trabalhadores?

Uma pergunta que muitos devem estar fazendo é: O que a divisão da base sindical tem a ver com a vida dos trabalhadores e por que temos que ser contra?
Para nós, quanto mais união houver entre os trabalhadores, melhores condições teremos de defender os interesses da categoria e mais fortes seremos pra enfrentar a ganância do patrão. Quanto ao sindicato é a mesma coisa. Uma base sindical dividida dificulta a unidade entre trabalhadores de diferentes minas.

Essa é uma mudança que só beneficia o patrão, pois ficará mais fácil para eles pressionarem por acordos coletivos rebaixados e outras retiradas de direitos. No caso do Metabase Mariana é ainda mais grave, pois a divisão da categoria vai significar o retorno do pelego Zé Horta através de um método antidemocrático e autoritário.


Por trás disso tudo tem o dedo da Vale

Não é novidade para ninguém que a Vale utiliza de todos os métodos para impedir a união e a luta dos trabalhadores.
Nas campanhas salariais, em que reivindicamos melhores condições de trabalho e de vida, a pressão, o assédio e as ameaças são intensificados, com objetivo de fazer a categoria não lutar e aceitar um acordo rebaixado.
Não será novidade se comprovarmos a participação da Vale na divisão do sindicato de Mariana. Na gestão passada, a empresa atuava com apoio de Zé Horta para garantir a máxima exploração possível. Agora, não nos surpreenderá se mais uma vez essa dupla estiver de mãos dadas contra a categoria.
Dividir o movimento sindical é uma estratégia permanente da Vale. Como ela atua no país inteiro, seus funcionários são representados por várias entidades diferentes. A empresa tem nas mãos parte dos sindicatos, que são pelegos e vendidos. Dessa forma, ela consegue dificultar a unidade de todos os trabalhadores para lutar, seja nos acordos coletivos, seja no dia a dia.
Unir a categoria e lutar contra a ganância da Vale é uma grande tarefa que está colocada para os trabalhadores.


O Sindicato Metabase Mariana tem que reagir e lutar pela unidade da categoria

             Neste momento, em que os trabalhadores e o sindicato estão sendo atacados, a direção do Metabase Mariana tem que dar uma resposta à altura e defender a unidade da categoria.
          Essa gestão foi eleita pela base para lutar e defender os trabalhadores contra os ataques das empresas. Além disso, foi essa gestão que derrubou o pelego Zé Horta e por isso não pode deixar que ele dê outro golpe e volte a comandar parte da base do sindicato.
           Temos muitas diferenças com Ronaldo Bento, presidente do Metabase Mariana. Em nossa opinião, o Sindicato de Mariana não tem correspondido ao compromisso de ser uma forte ferramenta de luta da categoria. Exemplo disso foi o acordo coletivo da Vale, em que Ronaldo rompeu a unidade de luta com a CSP-Conlutas e levou os trabalhadores a aceitarem a proposta da Vale. Outro exemplo ocorreu recentemente, quando o presidente do sindicato de Mariana esteve no encontro da Vale em Carajás e elogiou velhos pelegos que foram varridos do Sindicato Metabase pelos trabalhadores (informação tirada do facebook do sindicato de Mariana).
          No entanto, nesse momento em que o Sindicato Metabase Mariana e os trabalhadores estão sendo duramente atacados, achamos importante deixar qualquer divergência de lado e defender a categoria. Por isso, está na hora de fazer um grande movimento em defesa da unidade da categoria. Nosso objetivo é a defesa do conjunto dos trabalhadores.

0 comentários:

Postar um comentário