sexta-feira, 6 de junho de 2014

Todo apoio à luta dos trabalhadores da CSN

A Campanha Salarial dos trabalhadores da CSN está a todo vapor. A disposição de luta e unidade entre categoria e sindicato aumenta a cada dia. Até hoje, a proposta de reajuste apresentada pela empresa visa cobrir apenas a inflação do período, tanto em relação aos salários quanto aos demais benefícios.
A indignação dos trabalhadores tem justificativa. A CSN vem crescendo a cada dia, batendo recordes de produção e garantindo uma boa parcela de lucros para seus acionistas. Somente no ano passado, o crescimento do lucro líquido da companhia foi de 14%. Além disso, a empresa divulgou no dia 05 de junho uma nota acerca do recorde de produção na mina Casa de Pedra. Foram mais de 2,115 milhões de toneladas de minério de ferro. Nos cem anos de operação da mina, esse valor nunca tinha sido obtido antes.
O Sindicato Metabase Inconfidentes, filiado à CSP-Conlutas, apresentou uma contraproposta de reajuste de 14%. “A CSN tem condições de pagar mais aos seus funcionários. Os 14% de reajuste que estamos pedindo para a categoria é igual ao índice de crescimento da empresa em 2013. Ou seja, queremos que a CSN divida melhor o bolo com os trabalhadores”, afirmou Ivan Targino, diretor do sindicato.
O Sindicato iniciou um forte movimento de lutas, convocando a categoria a se mobilizar. No dia 05 de junho ocorreu uma importante paralisação no turno da tarde. Outra paralisação já havia ocorrido no dia 29 de maio, com os trabalhadores do ADM. “Agora é intensificar as lutas. As paralisações ocorridas até agora foram apenas amostra grátis. Daqui a pouco começa a Campanha Salarial dos trabalhadores da Namisa, outra empresa do grupo CSN. Nosso objetivo é unificar as duas categorias e partir pra cima da empresa”, concluiu Ivan.
O Sindicato aposta na força de mobilização. Junto a isso, espera-se que o clima de lutas existente no país influencie também a mobilização dos trabalhadores da CSN. No dia 12 de junho está sendo convocado, como parte de um calendário nacional, uma grande atividade em Mariana. O objetivo é unir forças e fazer um forte movimento na região dos inconfidentes.

O PSTU Inconfidentes está presente em todas as lutas dos trabalhadores da mineração. Tanto na Campanha Salarial da CSN, como no dia 12 de junho, vamos pra cima dos governos e dos patrões. Vamos lutar por melhores salários, condições dignas de trabalho, acesso a sistemas de saúde e educação públicos e de qualidade, transporte e moradia. 

0 comentários:

Postar um comentário