terça-feira, 9 de setembro de 2014

Grandes empresas investem em campanhas políticas para controlar o país!

Muito se fala da corrupção no Brasil. Mas existe uma forma de corrupção pouco debatida, que é legalizada e apropriada pela maioria dos partidos e políticos: o financiamento de campanhas.

As grandes empresas do país, como Vale, CSN, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Itaú, Bradesco, entre outros, investem pesado em campanhas eleitorais. Nas eleições presidenciais de 2010, PT, PSDB e PSB gastaram R$ 266 milhões. Em 2014, esses partidos estimam gastar quase o dobro (cerca de R$ 500 milhões). Quase 90% de todo esse dinheiro é doado por grandes empresas e empreiteiras.

Por que as empresas gastam tanto com campanhas eleitorais?

A resposta a esta pergunta é simples: ao investir nas campanhas, depois das eleições serão as grandes empresas que vão mandar nos políticos. Nesse sentido, não se trata de “doação” eleitoral, mas sim de um investimento “eleitoral”.

A prova disso é que os maiores investimentos em campanhas eleitorais são dos bancos e de empresas que negociam de forma direta com o poder público. Portanto, quando uma empreiteira ou mineradora investe em uma campanha, ela espera retorno.

Nos municípios mineradores vemos claramente o poder das empresas. Vale, CSN, Samarco e outras companhias mandam e desmandam nas cidades. Elas retiram nosso minério, deixam a poeira e vários outros problemas ambientais e praticamente não pagam impostos. E os governos nada fazem para mudar essa realidade, pois os políticos estão atados e com dívidas frente às grandes mineradoras.


As Leis permitem que os patrões invistam em política, mas proíbem os trabalhadores. Dessa forma, a democracia no Brasil é a democracia dos ricos e poderosos!

Enquanto as grandes empresas podem doar milhões para campanhas e controlar as eleições no país, as organizações de trabalhadores são impedidas de fazer o mesmo.

De acordo com a Lei 9.504/97, os Sindicatos são proibidos de apoiarem candidaturas nas eleições. Muitos trabalhadores podem achar isso correto, pois opinam que sindicato não deve se meter com política. Mas achamos o contrário.

Os sindicatos são proibidos de apoiarem candidaturas políticas porque os patrões não querem representantes dos trabalhadores no poder. Se as entidades dos trabalhadores não podem apoiar candidaturas, a possibilidade de algum trabalhador ser eleito é muito menor.
Por outro lado, os patrões, com todo o dinheiro que têm, apoiam e financiam as candidaturas de seus políticos. Não é atoa que a maioria dos deputados e senadores do Brasil é composta de empresários ou aliados das grandes empresas.

Valério Vieira, diretor desincompatibilizado da entidade e candidato a Deputado Federal, não recebe doação de empresas


Valério Vieira, trabalhador da Vale, faz uma campanha eleitoral com dinheiro doado pelos trabalhadores. Temos muito orgulho disso, pois mostra que nosso companheiro não se vende para as grandes empresas.

Fonte: Sindicato Metabase Inconfidentes

0 comentários:

Postar um comentário