quarta-feira, 16 de julho de 2014

Alguns comentários sobre o artigo “Vale planeja segunda safra do minério de ferro em Minas Gerais”

As noticias vinculadas por alguns meios de comunicação, inclusive o Jornal o Tempo e  Hoje em Dia Online,  sobre os planos da Vale para a mineração no estado de Minas e no país, são, manobras diversionistas à parte, uma demonstração do que pensa e como age a maior empresa mineradora do país.

Com um plano de aumentar o teor do minério de ferro, para assim se prevenir de uma suposta crise no mercado mundial do ferro, e de chegar a extração de nada menos do que 453 milhões de toneladas em 2018, frente aos atuais 321 milhões de toneladas, a empresa anuncia ao mesmo tempo um plano que é de diminuir os investimentos, dos atuais 13,8 bilhões de dólares, para, em 2018 5,8 bilhões.

É necessário em primeiro lugar desmascarar a farsa da crise na mineração, o minério de ferro teve uma alta de mais de 597% nos últimos 10 anos, partiu de 16,39 dólares a tonelada em julho de 2004 e está hoje em 97,90 dólares a tonelada. Nenhum negócio legal teve uma valorização tão grande.

É inadmissível que uma empresa que lida com as riquezas nacionais, que recebeu de graça toda a infra estrutura e pesquisa realizada pelo estado brasileiro por 70 anos, que paga de royalties menos de 2% pela exploração mineral atue com a irresponsabilidade da Vale.

Ademais, e de toda forma absurdo que uma empresa com os lucros exorbitantes da vale pague um salário médio inferior  a dois mil reais.

O plano apresentado pela Vale de reduzir seus investimentos na mineração é a outra face dos planos de aumentar estes investimentos, quando a ela e a seu grupo multinacional de acionista lhes interessa. Os planos da mineração, seu desenvolvimento, sua aplicação, a rapidez com que se deve minerar e extrair um recurso natural não renovável e de alto impacto ambiental não podem ser prerrogativa de acionistas preocupados apenas com os lucros e dividendos de suas ações.


Todo o  sistema minerário brasileiro deve ser reestatizado, sob controle dos trabalhadores e das populações atingidas pela mineração, corruptos e corruptores envolvidos nas fraudulentas privatizações de Vale e CSN devem ser punidos exemplarmente, só assim teremos uma mineração a serviço do país e não das grandes empresas.

0 comentários:

Postar um comentário