domingo, 15 de junho de 2014

Dia 12 de junho fortalece as lutas e a unidade da classe trabalhadora


Valério Vieira, do PSTU Inconfidentes

Enquanto ocorria a abertura da Copa do Mundo de Futebol, milhares de trabalhadores estavam nas ruas, reivindicando melhores salários, direitos trabalhistas, moradia, saúde, educação e transporte públicos e de qualidade.

A paixão pelo futebol une os brasileiros. Esperamos por décadas a oportunidade de vermos nossa seleção jogar uma Copa do Mundo no nosso país. Também sempre tivemos o sonho de vivermos em um país decente, com distribuição de renda, serviços públicos de qualidade, sem miséria nem desemprego.

Nesse sentido, é decepcionante para todo trabalhador ver que o sonho de termos uma Copa do Mundo no Brasil veio acompanhada da manutenção das desigualdades sociais e da extrema pobreza de nossa população. É decepcionante que o governo do PT tenha gasto bilhões na construção de estádios de futebol à custa dos cortes no orçamento para os serviços públicos.

Apesar das muitas promessas de campanha, o PT governou para os ricos deste país, não resolvendo os principais problemas da classe trabalhadora. A reforma agrária não saiu do papel, os investimentos em mobilidade urbana foram ridículos e como resultado as grandes cidades deste país vivem em um constante caos. O projeto de construção de casas populares não atingiu nem a metade prevista pelo programa de governo e quem mais lucrou com o programa Minha Casa Minha Vida foram os donos das grandes construtoras deste país.

Ao fim de 12 anos de governo do PT, os ricos ficaram mais ricos, enquanto os trabalhadores vivem numa situação cada vez mais alarmante, sofrendo com a inflação, com as terceirizações, com o subemprego, com os hospitais lotados e as escolas sucateadas. Enfim, nosso país realiza uma importante Copa do Mundo em meio ao aprofundamento do caos social.

Contrário a todas essas injustiças, o Dia 12 de junho representou um importante passo à frente na luta dos trabalhadores no Brasil. Diversos movimentos organizados da classe trabalhadora protagonizaram importantes atos e paralisações no país inteiro. Foi um dia de luta contra todos os problemas existentes nesse país e em defesa de uma vida melhor para o povo brasileiro.

Na região dos Inconfidentes, unificamos forças e fizemos um importante ato na cidade de Mariana. Mais de cem trabalhadores e estudantes aproveitaram a ocasião para exigir respeito e protestaram contra os gastos exorbitantes com a Copa do Mundo da FIFA e o descaso dos governos federal, estadual e municipal com as necessidades mais básicas de nosso povo. O movimento não foi contra a Copa do Mundo e nem contra o futebol. Foi contra a aliança do governo com a FIFA para promover uma Copa que beneficia apenas os ricos e poderosos.

O ato também significou um avanço na unidade entre os trabalhadores da região. Foi uma atividade construída pela CSP-Conlutas, o sindicato Metabase Inconfidentes, o sindicato dos metalúrgicos de Ouro Preto, a ADUFOP, a ASSUFOP, o sindicato dos servidores públicos de Ouro Preto, o sindicato dos servidores públicos de Mariana, a Anel e o Movimento Mulheres em Luta. Essa aliança é uma grande vitória, pois representa o fortalecimento dos trabalhadores para as próximas lutas que virão.

0 comentários:

Postar um comentário